O Aeroporto de Iguatu, Dr Francisco Tomé da Frota, movimentou 188 passageiros durante todo o ano de 2023. A Azul Conecta opera com voos regulares semanalmente.
Principal equipamento aeroportuário da região centro-sul, o aeroporto de Iguatu, mesmo com movimentação de passageiros discreta, ficou à frente de Sobral, na região Norte.
Em Iguatu, apenas a Azul Linhas Aéreas opera no aeroporto, por meio do serviço Azul Conecta, com a utilização de aeronaves menores de até 9 lugares. O serviço é feito às terças e sábados, com escala em Crateús, e pode ser encontrado a partir de R$ 320 , se buscado com antecedência. O voo dura 2h50min.
Serviço enfrentou problemas ao longo de 2023
Primeiramente, a Azul Conecta enfrentou diversos problemas para entregar o serviço de voos em 2023. No ano passado a companhia amargou dificuldades para encontrar pilotos qualificados para manter a regularidade de voos, e isso acabou gerando uma série de cancelamento de voos.
Portanto, tal fato pode ter influenciado para o discreto número de passageiros no terminal. Outro fator preponderante é a demora no voo, que faz escala em Crateús. Ademais, o valor da passagem também se soma aos indicadores negativos.
Somado a isso, segundo especialistas ouvidos pelo Diário do Nordeste, o voo Iguatu – Fortaleza também pode ser prejudicado pela data da oferta do serviço. Os estudiosos concluem que a melhor maneira de oferta seria às segundas e sextas.
Por fim, o marketing de divulgação do serviço foi quase inexistente. A empresa aérea pouco investiu em publicidade e tampouco fez parcerias com agências de viagens da região.
Aeroporto de Iguatu tem espaço para crescer
Apesar de apenas 188 passageiros em 2023, é possível que o aeroporto de Iguatu tenha demanda de crescimento para os próximos anos? A resposta é sim!
A partir de um levantamento feito pelo engenheiro Igor Pires, do Diário do Nordeste, Iguatu tem demanda reprimida para aviação comercial. De acordo com o estudo, a cidade tem menos oferta de assentos que o necessário.
Se levarmos em conta o potencial de toda a região centro-sul, o aeroporto de Iguatu pode comportar voos regulares com pelo menos três frequências semanais para a capital cearense.
Em suma, a junção de uma boa divulgação, preços mais acessíveis e maior disponibilidade de voos são os ingredientes perfeitos para o sucesso da rota.
Receba notícias direto no seu e-mail!